O que é FAP?

Criado em 2010, significa Fator Acidentário de Prevenção. Uma importante contribuição imposta às empresas consiste na parcela destinada ao Seguro Acidente de Trabalho (SAT), valor que é destinado ao custeio de benefícios de amparo ao trabalhador que se encontra em situação de incapacidade laboral.

Tem o objetivo de incentivar as empresas a investirem na melhoria das condições de trabalho e de saúde do trabalhador, o FAP – Fator Acidentário de Prevenção FAP – é um multiplicador, que varia de 0,5 a 2 pontos, aplicado às alíquotas de 1%, 2% ou 3% do SAT (Seguro Acidente de Trabalho) incidentes sobre a folha de salários das empresas para custear aposentadorias especiais e benefícios decorrentes de acidentes de trabalho.

A contribuição das empresas é destinada ao financiamento da aposentadoria especial e dos benefícios concedidos em razão do grau de incidência de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho, corresponde à aplicação dos percentuais seguintes, incidentes sobre o total da remuneração paga, devida ou creditada a qualquer título, no decorrer do mês, ao segurado empregado e trabalhador avulso:

GRAU RISCOTIPO DE RISCO(%) CONTRIBUIÇÃO
Grau 1Atividade preponderante cujo risco de acidente do trabalho seja considerado leve1%
Grau 2Atividade preponderante cujo risco de acidente do trabalho seja considerado médio2%
Grau 3Atividade preponderante cujo risco de acidente do trabalho seja considerado grave3%

Quem faz o FAP?

O FAP é analisado por uma equipe multidisciplinar: engenheiros, médicos, técnicos e outros profissionais especializados. A Trade Ocupacional realiza essa análise de redução de custo, entre em contato.

Por que devo fazer o FAP?

Para reduzir os custos anuais da empresa. Em termos práticos, o valor do Fator Acidentário de Prevenção FAP pode acarretar a redução de até metade do valor da contribuição patronal para o SAT. Quer reduzir até 3% do custo de sua empresa? Entre em contato.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência.
× Como posso te ajudar?