O que são Análises e Laudos Ergonômicos?

A Análise Ergonômica é determinada pela norma regulamentadora NR-17.
O Laudo Ergonômico é um documento que pode ser solicitado por um juiz, em casos de ações trabalhistas.

Quem faz?

Ambos são elaborados por um Médico do Trabalho.

Por que devo fazer?

Seu objetivo é observar, avaliar e analisar as relações existentes entre demandas de doenças, acidentes e produtividade com as condições de trabalho, os sistemas e a organização do trabalho, como:

  • Estudo detalhado, com análise dos processos utilizados no desenvolvimento das atividades.
  • A avaliação do mobiliário e equipamentos utilizados pelos funcionários.
  • Aferição e análise das condições ambientais dos locais de trabalho.
  • Implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia após implantadas.
  • Sugestões de treinamento para melhoria.

É uma análise detalhada explicando a metodologia utilizada, todos os resultados obtidos (ausência de risco, baixo risco, risco ou risco alto) e possíveis sugestões de melhoria.

O que é o Laudo Ergonômico?

Muitos documentos são necessários para o pleno funcionamento de uma organização, nos mais diversos ramos, havendo sempre a preocupação central com a segurança do colaborador e da empresa como um todo.

Um desses documentos imprescindíveis para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável é o Laudo Ergonômico. Embora seja confundido, muitas vezes, com outros tipos de documento, ele possui características singulares que o diferenciam dos demais.

O Laudo Ergonômico é um documento expedido para atestar as condições ergonômicas de alguma atividade específica da organização. Ele tem como objetivo o estabelecimento de parâmetros para a adaptação das condições de trabalho, permitindo documentar e sistematizar a realização de um procedimento específico, garantindo segurança jurídica e operacional à empresa.

É uma resposta a uma ou mais questões ergonômicas de determinada condição do seu respectivo posto de trabalho. Também, é um poderoso instrumento de controle de segurança, saúde e bem-estar laboral.

Laudo Ergonômico x Análise Ergonômica. Qual é a diferença?

A principal diferença entre os dois documentos é em relação à abrangência de cada um:

  • A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) tem como objetivo observar, avaliar e analisar as relações existentes entre demandas de doenças, acidentes e produtividade com as condições de trabalho, os sistemas e a organização do trabalho.
  • O Laudo Ergonômico, é um documento emitido como resposta a uma ou mais questões ergonômicas relativas à uma condição específica de trabalho em um determinado posto. Por exemplo: pode ser solicitado por um juiz em uma ação trabalhista. Não necessita percorrer todos os itens relacionados a AET, mas normalmente deverá “responder” aos questionamentos ergonômicos levantados acerca daquele posto.

A Norma Regulamentadora 17, NR-17 ou norma da ergonomia, orienta a execução tanto do Laudo como da AET.

Tipos de Laudo Ergonômico

Existem três tipos de laudo ergonômico conhecidos, que podem ser definidos conforme seus objetivos específicos. São eles:

  • Laudo Ergonômico do Objeto
  • Laudo Ergonômico do Posto de Trabalho
  • Laudo Ergonômico Funcional
×

Clique em uma unidade abaixo para conversar no WhatsApp ou envie-nos um email para: atendimento@tradeocupacional.com.br

× Como posso te ajudar?